O diazepam tem sido amplamente aceito como um fármaco ansiolítico e frequentemente usado para controle dos transtornos de ansiedade. Assim como todo medicamento, ele possui efeitos adversos.
A medicação deve ser usada pelo menor tempo possível, não excedendo 3 meses, sob o risco de dependência.
Além de proporcionar alívio sintomático da ansiedade, tensão e outras queixas somáticas ou psicológicas associadas com a síndrome da ansiedade, o diazepam pode também ser usado nos seguintes casos:
O diazepam é sedativo e exerce efeito contra ansiedade, e convulsões. Além de ser relaxante muscular. A ação do medicamento pode ser sentida cerca de 20 minutos de sua administração. Somente o médico sabe a dose ideal de diazepam para cada caso.
O diazepam não pode ser usado por pessoas que sejam alérgicas (ou tenham conhecimento de que alguém da família tenham tido reação semelhante) ao seu princípio ativo ou a qualquer outro componente de sua fórmula.
Além disso, deve ser evitado nas seguintes condições:
Efeitos colaterais comuns
Esses efeitos colaterais comuns do diazepam ocorrem em mais de 1 em cada 100 pessoas e tendem a ocorrer no início do tratamento. Geralmente, desaparecem com a administração prolongada.
Efeitos colaterais raros e graves
Consulte a bula completa no site da Anvisa.
Veja também: Zolpidem: os principais efeitos colaterais do remédio para dormir
2023-03-18T11:02:34Z dg43tfdfdgfd